sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Saiba por que estar apaixonado pode fazer bem à autoestima

Saiba por que estar apaixonado pode fazer bem à autoestima - Foto: Getty Images
Inspiração de músicas de vários ritmos, gás para o roteiro de grandes produções cinematográficas e forte como um tornado para deixar nossa vida de cabeça para baixo. O sentimento da paixão é suficiente para turbinar qualquer vida morna e ocupar a mente de qualquer mortal. O que poucos sabem é que, quando nosso coração bate mais forte do que de costume, nosso corpo agradece as doses de substâncias que trazem benefícios desde o fio de cabelo até até o dedão do pé. Especialistas garantem que a paixão ajuda no bom funcionamento do corpo. 
"Diferentes pesquisas mostram que a paixão libera endorfinas, substâncias produzidas pelo cérebro que acionam e estimulam o circuito neuronal do prazer, estimulando o corpo como um todo. Assim, a pele fica mais bonita, a pessoa tem mais vontade de se cuidar, o mundo passa a ater um significado positivo e as situações felizes são mais valorizadas. A paixão traz felicidade e as pesquisas também apontam que ser feliz torna a saúde melhor", diz a doutora em psicologia social Maria Izabel Calil Stamato. 
No cérebro, a região que rege os nossos sentimentos primitivos, como raiva, alegria e tristeza, recebe mais sangue e os neurotransmissores apresentam atividade mais intensa quando o indivíduo pensa na pessoa por quem está apaixonada e amando. 
A paixão traz consigo a calma, tranquilidade, energia, motivação e a sensação de otimismo. Ao longo do envolvimento amoroso, a pessoa também procura cuidar mais de si mesma, desde fazer exercícios, passando pela preocupação com a frequência às visitas ao médico e aos cuidados com a saúde e chegando até a vontade mudar o visual. Uma maneira importante para fortalecer a paixão é o sexo. A combinação de ambos contribui para uma aproximação maior do casal. Além de queimar calorias e fazer bem à saúde, estimula a autoestima de ambos. 
Acessado em<http://www.minhavida.com.br/conteudo/12862-saiba-por-que-estar-apaixonado-pode-fazer-bem-a-autoestima.htm>

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Caipirinha de mexericas


A caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão taiti não descascado (também conhecido alhures como lima ácida verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes. 
Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura de cachaça, limão amassado com casca e mel nasceu no interior do estado de São Paulo, sendo considerada um poderoso remédio contra a gripe, a partir desta foi desenvolvida a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo. De fato, o próprio nome "caipirinha" alude à origem caipira, nome pelo qual são conhecidos os habitantes do interior do estado de São Paulo. Em outros lugares do Brasil o aperitivo recebe nomes diferentes
Caipirinha de mexerica
Ingredientes:
  • 400 ml de cachaça envelhecida
  • 3 mexericas do tipo morgote, sem casca e sem sementes, cortadas em gomos
  • Açúcar a gosto
  • Cubos de gelo a gosto
  • Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:
Em uma coqueteleira, amasse a mexerica com o açúcar e 100 ml da cachaça. Coe e transfira para uma jarra. Acrescente o restante da cachaça e bastante gelo. Polvilhe com canela e sirva. Rende 4 copos do tipo baixo.
Acessado em<http://pt.wikipedia.org/wiki/Caipirinha>

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entenda a importância do café da manhã



Importância

Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período em jejum. Mas, também nesta fase, houve a queima de glicose e de glicogênio: a reação ocorre para gerar energia e manter e as funções do organismo, como circulação, respiração e batimentos cardíacos. Ao acordar, os níveis dessas substâncias estão muito baixos e precisam ser repostos. Dessa maneira, você começa o dia com disposição e dispõe de um bom rendimento nas atividades cotidianas. O café da manhã tem essa importante função de repor a energia que foi gasta durante o sono. Além disso, estudos indicam que realizar o café da manhã ajuda no controle da ingestão alimentar durante o dia, auxiliando no controle do peso. 

Alimentos

Os alimentos do café da manhã fornecem energia, principalmente os carboidratos encontrados nos pães, nas frutas e nas geléias. Além disso, leite e derivados (queijo e iogurte) fornecem proteínas e cálcio (nutriente importante para a saúde dos ossos). As fibras, que trazem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, também são encontradas nos alimentos que fazem parte dessa refeição.  

Opções de alimentos

Ingerir os alimentos corretos na quantidade certa é importante para manter o equilíbrio nutricional e calórico da refeição, buscando saciedade e retardando a sensação de fome. Dessa maneira, optar pelos alimentos que apresentam menor teor calórico, mas que fornecem nutrientes adequados para uma boa refeição ajudará a manter a alimentação durante o dia sob controle, além de colaborar para que atinja ou mantenha o peso adequado. 
Acessado em<http://www.minhavida.com.br/conteudo/10243-entenda-a-importancia-do-cafe-da-manha.htm>

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Os super poderes do espinafre


Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que o consumo diário de espinafre reduz em 5% a quantidade de oxigênio necessária para as células musculares durante a atividade física. Em outras palavras: porções dessa ‘plantinha’ garantem mais energia para os exercícios. Isso acontece porque o espinafre é rico em nitrato, um sal mineral que ajuda na eficiência das células.
Mas as vantagens não se encerram por aí, o espinafre contém também, minerais como cálcio e o fósforo, que juntos trabalham para manter os ossos fortes e resistentes. Além disso, é rico em vitamina A, importante para os olhos e para a pele.
Especialistas indicam o consumo de ao menos 300 gramas de espinafre ao dia. Experimente incorporá-lo aos preparos de saladas e sopas. Outra opção é cortar as folhas cruas de espinafre em fatias finas e misturá-las com queijo ricota, azeite, alguns pingos de suco de limão e pitadas de pimenta do reino. A mistura resulta em uma excelente pasta para pães e torradas.
acessado em<http://www.naturahigeia.com.br/blog/?p=619>

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As aventuras de Darci


Stand up comedy
O termo é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo ‘stand up’), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional.


Dia 10/11/2011 os fãs de stand-up comedy terão a oportunidade de assistir “As aventuras de Darci”. O debochado Darci, personagem de Moriel Costa, representa uma sátira ao manezinho, ou seja, o sujeito nascido e criado na Ilha de Santa Catarina e trabalha com o choque de culturas. O evento acontecerá às 21:00 horas no centro de eventos Eletromar nos Ingleses.

O espetáculo “As aventuras de Darci” é originário dos microprogramas diários na Rádio Atlântida, que vão ao ar durante a semana quatro vezes ao dia e duas vezes nos finais de semana. O personagem é interpretado pelo compositor do Grupo Dazaranha, Moriel Adriano da Costa. “Eu sou mais Darci do que Moriel”, diz o criador sobre a criatura, que passou a infância na Costa da Lagoa, reduto de manezinhos na Ilha da Magia.

domingo, 25 de setembro de 2011

STAND UP COMEDY



O manezinho mais irreverente da Ilha conta as suas aventuras no Centro de eventos Eletromar (Ingleses). Um programete com muitor humor e irreverência, valorizando a cultura local da cidade.


Dia:11/10/2011
Hora:21horas
Ingresso: R$20,00(1º Lote)
Ponto de venda: Fiji Sushi Lounge


Tele entrega de ingressos:(048)9166-0599 e (048)9625-8881 



sábado, 24 de setembro de 2011

Gorduras do bem: entenda a importância e faça as pazes com elas




O excesso de frituras é prejudicial à saúde, mas é preciso cortar todas as gorduras da dieta? Todas as gorduras são iguais? O azeite é benéfico para o organismo?  De acordo com a nutricionista Gabriela Maia, “as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são benéficas à saúde. Encontradas no azeite, abacate, açaí, oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, nozes, pistache, avelãs) e sementes em geral, as monoinsaturadas promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio”. 

"Já o Ômega-3, que faz parte das poli-insaturadas, é uma importante gordura anti-inflamatória, que atua na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração. Ele está presente em peixes, como sardinha, salmão, atum e arenque, além de fontes vegetais, como a linhaça, óleo de canola, rúcula e semente de chia, maior fonte vegetal de ômega 3”, completa.  
Excelente fonte de antioxidantes, o azeite extra-virgem previne o envelhecimento precoce das células, além de doenças coronarianas e câncer. “Ele protege as artérias, diminui o colesterol total e aumenta o bom colesterol (HDL). Também combate doenças degenerativas, estimula a regulação da pressão arterial e reduz a glicemia. O azeite deve estar presente em dietas de emagrecimento pela ação antiinflamatória e pela sensação de saciedade que a gordura promove. Em média, duas colheres de sopa, diariamente, são suficientes”, diz a nutricionista Renata Lemos Fetter. Gabriela Maia explica que o azeite extra-virgem também contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo responsável por casos de gastrite.
    
De acordo com Renata Fetter, “o consumo excessivo de gorduras saturadas contribui para o desenvolvimento de aterosclerose, hipertensão, AVC, infarto, elevação do colesterol, entre outros problemas”. Elas estão presentes no leite integral, bacon, creme de leite, manteiga, hambúrguer, nuggets e outros alimentos.

Atenção aos rótulosGabriela alerta para a necessidade de ler os rótulos antes de comprar um produto industrializado. “A ingestão diária máxima deste tipo de gordura deve ser de até 24g por dia. Para não ultrapassar o máximo indicado, é preciso estar atento àquilo que já vem pronto para comer. Por exemplo, uma caixa de lasanha individual congelada conta com 12g de gorduras saturadas, o que representa 55% do total recomendado”, complementa.

Mais conhecida como gordura trans, a gordura vegetal hidrogenada não traz nenhum benefício para o organismo. Muito utilizada para melhorar a consistência e a conservação de produtos industrializados, seu consumo deve ser limitado a cerca de 2,2g ao dia. “O excesso de gorduras trans pode causar perda de memória, obesidade, gordura no fígado (esteatose hepática), diabetes, doenças cardiovasculares, alergias, além de câncer de intestino, mama, próstata e pâncreas. A gordura trans está presente em biscoitos recheados, pipoca de microondas, margarina, salgadinhos, sorvetes, batata palha, entre outros alimentos”, diz Renata.
Acessado em<http://gnt.globo.com/saude/alimentacao/Gorduras-do-bem--entenda-a-importancia-e-faca-as-pazes-com-elas.shtml>

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Chá verde


Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas.
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer, ao envelhecimento e na queima de gorduras.
O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores, o chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.

Leia mais... 

Acessado em<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A1_verde>

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Receita de Filé mignon com brócoli e shitake


Nuea Pad Kanaa – cozinha tailandesa

Ingredientes
250g de filé mignon cortado em fatias
50g de brócolis aferventado e cortado na diagonal
20g de shitake cortado em tiras
2 colheres (sopa) de molho de ostras


Marinada
1colher (sopa) rasa de açúcar
2 colheres (sopa) de saquê de cozinha
½ colher (chá) de óleo de gergelim torrado
1 alho picado


Modo de Preparo
Deixe o filé mignon na marinada por cinco minutos. Passe uma fina camada de óleo na panela wok e aqueça até enfumaçar. Frite o filé até selar os dois lados. Acrescente os brócolis e o shitake, e frite por mais 30 segundos. Tempere com molho de ostra e mexa por mais 30 segundos. Sirva acompanhado de arroz. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rafting




O nome significa descidas em corredeiras de rios em botes de borracha e é derivado do inglês o nome quer dizer "troncos atados para flutuar no rio-balsa".
O Rafting tem sido difundido por ser um esporte repleto de aventuras que integra o homem a natureza.
São necessários no mínimo 6 pessoas, saber nadar é fundamental, e se você pretende iniciar o melhor seria procurar um curso, onde o praticante adquiri conhecimentos necessários para a pratica.
Segundo a CBC -Confederação Brasileira de Canoagem e a IRF -Internacional Rafting Federation, as regras tem evoluído bastante com o desenvolvimento do Rafting competitivo. Hoje existem duas categorias, a feminina e a masculina.
Os rios são avaliados em seis níveis de dificuldades:

Nível I
Água corrente com pequenas ondas . Pouca ou nenhuma obstrução.

Nível II
Corredeiras fáceis com ondas de até 1 metro, altas e largas. Passagens claras e óbvias mesmo sem reconhecimento por terra. Algumas manobras básicas são necessárias.


Nível III
Corredeiras com ondas altas e irregulares. Passagens estreitas que podem requerer manobras complexas. Pode ser necessário reconhecimento pela margem.

Nível IV
Corredeiras longas e difíceis com passagens estreitas que em geral requerem manobras precisas em águas muito turbulentas. Um reconhecimento pela margem é geralmente necessário e as condições de resgate podem ser difíceis.

Nível V
Corredeiras extremamente difíceis, longas e muito violentas. Passagens obrigatórias. Reconhecimento mais que necessário pela margem e montagem de esquema de segurança.

Nível VI
Dificuldade do grau V levados ao extremo da navegabilidade. Quase impossível e muito perigoso. Apenas para pessoas altamente experientes, após um estudo cuidadoso com todas as precauções tomadas.

Leia mais...

Acessado em
http://www.brasilturismo.com/esportesradicais/rafting/index.php

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PerPhil


Quem é o Phil? É o único brasileiro campeão mundial de surfe. Philip Wollens Rajzman, conhecido como Phil Rajzman é carioca, nascido em 27/06/1982. Phil é um atleta com sangue de campeões - Filho de 2 grandes atletas de renome internacional, o ex-jogador de voleibol, medalhista olímpico e panamericano, Bernard Rajzman e a ex-patinadora artística, atual técnica da elite da patinação Australiana, Michele Wollens. Discípulo de um dos maiores nomes do surf brasileiro, Rico de Souza, começou a surfar aos 4 anos de idade ao ganhar sua primeira prancha da campeã brasileira e mundial de bodyboard, hoje jornalista apresentadora Glenda Kozlowski. Em 2002 Phil Fez parte do filme "Surf Adventures 1", com sequencias de manobras incriveis em Fernando de Noronha. 2009 no "Surf Adventures 2", mais uma vez foi destaque, sendo o primeiro registro na historia, a surfar de Longboard "The Box", uma onda extremamente perigosa no lado Oeste da Australia. Bi-campeão panamericano, bi-campeão mundial pela organização Oxbow e unico surfista brasileiro da história a se tornar campeão mundial pela elite da ASP World Tour (Associação de Surfistas profissionais). Além do surfe, Phil hoje pratica Tow In, kitesurf, SUP (Stand Up Paddle), Kayak Adventure, entre outros esportes, características estas que lhe renderam o titulo de campeão do Water Man Brasil em 2007 e Campeão do Circuito Radical em 2011 (Esporte Espetacular).


domingo, 18 de setembro de 2011

Ferro


Falta de ferro pode causar queda de cabelo e cansaço e enfraquecimento das unhas
Para que serve o ferro no nosso organismo?

O ferro é fundamental para que diversas reações químicas no nosso corpo aconteçam. O oxigênio é fundamental para que o alimento possa ser transformado em energia. E o que o ferro tem a ver com isso? Ele faz parte das hemácias, e isso quer dizer que o transporte do oxigênio pode ficar comprometido na deficiência de ferro, pois a quantidade de células vermelhas presentes no sangue fica diminuída. A pessoa fica “menos vermelha”, descorada, pálida!

Como o organismo precisa levar o oxigênio continuamente para as células, quando há menos transportadores (devido à falta de ferro) o coração acelera esse transporte. O coração bate mais vezes por minuto. Pessoas com freqüência cardíaca de 70 bpm (batimentos por minuto) em repouso podem chegar facilmente a 120 bpm quando estão com deficiência pronunciada de ferro.
Outro ponto muito importante é que para retirar a energia do alimento são necessárias diversas enzimas (compostos que aceleram as reações químicas no organismo) que dependem de ferro. A deficiência de ferro reduz a produção de energia. A pessoa fica cansada, sem energia.

O ferro faz parte do funcionamento de diversas células, inclusive do cérebro. Na sua deficiência pode ocorrer redução de atenção, desânimo, tristeza, depressão, vontade de mastigar gelo, comer arroz cru, barro e tijolo. Pode haver redução do apetite.

Muito comum na deficiência de ferro é a queda de cabelo e unhas frágeis, podendo inclusive apresentar deformidades. A pele pode apresentar alterações, como fissuras nos cantos dos lábios. O sistema imunológico fica deprimido. O desenvolvimento cognitivo fica prejudicado. Há risco de parto prematuro e anormalidade no desenvolvimento cerebral do feto.


Acessado em <http://gnt.globo.com/saude/alimentacao/Ferro--saiba-mais-sobre-esse-nutriente-com-o-nutrologo-Eric-Slywitch.shtml>

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de rapadura com amendoim

Video mostra todo o processo, desde a retirada da cana-de-açucar até a fonte de renda de muitas famílias, a embalagem e comercialização.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O beijo

beijo
Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua). · Um beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios. Já um beijo dado em um bebê pode ser pesado em gramas.
Uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até os roubados) ao longo de sua vida.
Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por 3 dias.
As batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto durante o beijo. Isso força o coração a bombear 1 litro de sangue a mais, pois as células pedem mais oxigênio para trabalhar.
Os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça.
Quando um dos namorados beija o pescoço do outro com mais força, provoca um aumento de pressão no local que pode romper os capilares (vasos bem frágeis). Forma-se uma mancha proveniente do sangue que escapou e ficou preso embaixo da pele.
Em cada beijo, os apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.



Acessado em<http://www.vocesabia.net/ciencia/as-principais-curiosidades-do-beijo/>

Cogumelos

sábado, 10 de setembro de 2011

Ilhas Fiji

fiji
As ilhas Fiji situam-se no coração do Pacífico Sul, a meio caminho entre a Melanésia (Ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia e Papua Nova Guiné) e a Polinésia (Tonga, Samoa, Ilhas Cook e Polinésia Francesa). Vanua Levu e Viti Levu, de origem vulcânica, são as maiores, acolhendo esta última a cidade capital – Suva, o maior pólo turístico do país e uma das cidades mais sofisticadas do Pacífico Sul.
As ilhas Fiji são protegidas do turismo de massa por um único detalhe, tão pequeno como fundamental: na cultura dos 700 mil fijianos, a terra é sagrada e não pode ser vendida para estrangeiros. Embora 380 mil turistas visitem Fiji todos os anos, nunca se verá resorts gigantes e pasteurizados. Predominam os hotéis pequenos e charmosos, com poucos quartos geralmente os chalés locais, chamados de burês.


Acessado em<http://www.destinosdeviagem.com/ilhas-fiji/>


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sopa


Ingredientes simples que podem ser encontrados na feira mais próxima – como hortaliças, legumes, um pouco de carne ou frango. Juntos em água quente, com um pouco de sal e alguns temperos, como o cheiro verde, podem render um caldo delicioso. Se quiser caprichar, você pode incluir pouquinho de queijo ralado por cima e, claro, um pedacinho de pão – para limpar o prato!
A sopa é o alimento brasileiro por excelência, tendo em vista o caldeirão cultural que é o nosso país: todos os ingredientes chegados dos mais diversos lugares são bem vindos. Toda receita tem algo em comum: o caldo e os temperos, que dão um gostinho bom. Basicamente há três tipos de caldo: de carne, de frango ou de legumes. Nele, acrescentamos os ingredientes principais da sopa – como lentilha, feijão, ervilha ou mandioquinha, por exemplo.
Simples de preparar, ela está muito associada às dietas de emagrecimento. Seu caldo, que reserva os nutrientes dos ingredientes, nos traz uma sensação de saciedade mais rapidamente do que alimentos sólidos. Assim, comemos menos e evitamos o ganho de peso. Além disso, no jantar ela é imbatível. Sua base líquida e de digestão mais rápida evita que você vá para a cama com o organismo ainda trabalhando, tentando ingerir o alimento. Resultado: sono mais tranqüilo

Acessado em <http://www.naturahigeia.com.br/blog/?p=571>

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O segredo da rúcula


Misturada à salada, entre outras folhas, a rúcula se destaca com seu sabor levemente picante e textura crocante, trazendo mais sabor ao prato e deixando-o mais refrescante. Uma boa opção, portanto, para os cardápios de dias quentes. E não são somente estas as vantagens de acrescentar essa simpática folhinha de cor escura às refeições.
Sua ingestão oferece doses suplementares de vitamina C, que atua em nosso sistema imunológico. Além disso, a rúcula oferece fibras e minerais importantes para o fortalecimento de nossas células, como o potássio e o ferro – daí ser comum o seu uso em dietas de combate à anemia.
Há ainda outro segredo nesse alimento tão especial: ele é uma fonte rica em betacaroteno, substância que, em nosso organismo, se transforma em vitamina A. Segundo especialistas, a vitamina A ajuda na formação de melanina, um pigmento responsável por proteger a pele e os cabelos dos raios de sol. Além de ser uma opção saborosa e refrescante em sua alimentação, agora você conhece também as qualidades da rúcula para a sua saúde. Aproveite!

Acessado em<http://www.naturahigeia.com.br/blog/?p=536>

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pimenta



Você gosta de comida apimentada? Além de dar um sabor todo especial à comida, a pimenta também traz benefícios para a saúde.
Pesquisas realizadas por profissionais em todo o mundo revelaram que o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Por isso, a pimenta contém fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.

Leia mais....

Acessado em <http://maisvoce.globo.com/platb/bastidores/2011/09/04/especial-de-receitas-aprenda-a-preparar-pratos-deliciosos-e-picantes/>

terça-feira, 6 de setembro de 2011

História do Sake


O Saquê Fermentado, também chamado de "NIHONSHU", conquistou o mercado do mundo inteiro, com a sua simplicidade e possui um aroma marcante e seu sabor refinado.


ERA YAYOI - 300 a.C à 300 d.C.
O que acontecia nessa era:
- Alexandre, O Grande, derrotou os persas.
- Os romanos destruíram Corinto e conquistaram a Grécia.
- Júlio César comandou a invasão romana na Bretanha.
- Os chineses inventaram o papel.


            Na era Joumon (1300 a.C. à 300 a.C.), o arroz e ferro, foram introduzidos no Japão, através da China. E na transição da era Joumon para a era Yayoi, a técnica irrigada de plantio do arroz, foi implantada na parte sudoeste do país, sendo considerada a principal matéria prima do saquê. Uma técnica rudimentar, chamada de “Kuchikami”, documentada no livro “ÔSUMI FUDOKI”, consistia na sacarificação produzida da enzima da saliva das mulheres. Elas mastigavam os grãos de arroz aquecidos e depois cuspiam num tacho, para assim produzir o arroz fermentado. Também eram restritas às jovens virgens, pois entendiam que o saquê viria da mulher pura.

ERA YAMATO - 300 à 710
O que acontecia nessa era:
- Império romano dividido em Oriente e Ocidente.
- Justiniano I governou o Império Bizantino.
- Maomé foge de Meca para Medina
- Os muçulmanos invadiram a Espanha


            Período que o país teve o nome Yamato, e a chegada do budismo. Como consta nos registros “KOJIKI”, “FUDOKI” e “NIHON SHOKI”, a técnica de produção é expandida em todo o território. Muito antes da bebida ser chamada de “SAQUÊ”, era chamado de “KI”, “MI”, “MIKI”, KUSHI”.

ERA NARA  - 710 à 794
O que acontecia nessa era:
- Carlos Magno tornou-se governante dos francos
- Os chineses inventaram a impressão com blocos de madeira.
            Nara foi a capital do Japão. O período em que surgiram os grandes combates de samurais.               
        No documento “KOJIKI”, está registrado o “KAMUTACHI”, uma bactéria que fermenta o arroz, trazida da China, e após a chegada, chamada de “KOJI”. 

ERA HEIAN (794 à 1192)
O que aconteceu nessa era:
- O Papa Leão III coroou Carlos Magno, imperador dos romanos
- Os viquinges estabelece o governo em Novgorod.
- Hugo Capeto torna-se rei da França.
- Yorimoto, torna-se o primeiro Xogun a governar o Japão.
            Na produção de saquê, onde o arroz e malte caminham juntos, inicia a adição da água. Nessa era, apesar da grande escala, a nova bebida, não estava disponível para a população, onde somente a elite podia tomar, após as refeições de grandes eventos.



Acessado em <http://www.adegadesake.com/o-mundo-do-sake/historia-do-sake.html>



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Longevidade: o segredo da dieta japonesa

Luis Fernando Macian
Arroz, peixe, algas e soja: estudos comprovam que essa simples e saborosa dieta é capaz de proporcionar uma vida longa e saudável. Prova disso são os japoneses, que se utilizam desse cardápio há centenas de anos e são as pessoas com maior expectativa de vida no Planeta.
Comer menos para viver mais
Já foi provado que a redução de calorias na dieta prolonga a vida de camundongos. Em humanos, isso nunca foi testado. Mas uma redução equivalente para o homem seria 1050 a 1570 calorias, metade ou 3/4 das 2100 calorias diárias recomendadas pelos Estados Unidos.
Essa quantidade equivaleria à antiga dieta japonesa, composta de peixe, arroz, legumes, verduras, derivados de soja e algas.

- Yukio Yamori, diretor do Centro de Pesquisa em Prevenção de Doenças Cardiovasculares no Japão

Os habitantes do Japão vivem, em média, 81,1 anos (homens 77,6 e mulheres 84,6), segundo o Ministério da Saúde japonês, e 73,6 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (que desconta os anos de doença). Nos dois casos, é a mais alta expectativa de vida do Planeta.
Apesar de os nipônicos com menos de 40 anos estarem optando por uma dieta mais ocidentalizada com muita gordura, açúcar e poucos legumes e verduras –, a alimentação continua sendo o fator decisivo para a vida longa japonesa. Isso porque pessoas com mais de 40 anos respondem por metade da população do Japão, e são elas que hoje envelhecem e costumam passar dos 70.

Leia mais...

Acessado em<http://madeinjapan.uol.com.br/2006/07/03/longevidade-o-segredo-da-dieta-japonesa/>

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Por que eles(as) são magros?



Considerando que o Índice de Massa Corporal (IMC) saudável é de 18,5 %, uma em cada cinco japonesas está abaixo disso. Mas, ironicamente, há um grande número de garotas que se acham acima do peso. Mais de 30% das japonesas entre 15 e 49 anos, e cerca de 40% das mulheres entre 50 e 59 anos acham que precisam perder peso.

A antiga alimentação diária japonesa serve de exemplo para quem procura uma vida saudável. Balanceada, ela foi apelidada de Dieta do Hashi. Alguns dizem que é o segredo da beleza oriental. Confira as dicas.
Peixe
Os japoneses consomem quatro vezes mais peixe que o resto do mundo. Eles deixam a carne vermelha de lado e substituem-na por peixe.

Soja
No Japão, a procura por produtos de soja é dez vezes maior que em qualquer outra nação. A soja tem baixa caloria e gordura e é rica em proteínas.

Frutas e verduras
Os japoneses comem frutas e verduras em grande quantidade, principalmente folhas.

Chá verde
O chá, que tem propriedades digestivas, é bem popular, como o café no Brasil.

Hashi
Comer com hashi reduz a velocidade do consumo e proporciona a sensação de saciedade com menos quantidade de comida ingerida.

Café da manhã
O café da manhã tipicamente japonês inclui chá verde, arroz cozido e missoshiro. Também tem uma pequena omelete ou um pedaço de salmão grelhado. Este é um grande início de dia com todos os alimentos ricos em nutrientes.
Doces
Eles comem sobremesas e chocolate, mas com menor freqüência e em pequenas porções

Exercícios informais
As pessoas caminham ou andam de bicicleta em qualquer lugar. O programa dos 10.000 passos por dia se popularizou no Japão há 40 anos e foi copiado no Reino Unido. Ele diz que os 10.000 passos por dia podem dar um coração saudável e a redução das gorduras no organismo

Acessado em>>http://madeinjapan.uol.com.br/2009/02/17/dieta-japonesa/2/