quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rafting




O nome significa descidas em corredeiras de rios em botes de borracha e é derivado do inglês o nome quer dizer "troncos atados para flutuar no rio-balsa".
O Rafting tem sido difundido por ser um esporte repleto de aventuras que integra o homem a natureza.
São necessários no mínimo 6 pessoas, saber nadar é fundamental, e se você pretende iniciar o melhor seria procurar um curso, onde o praticante adquiri conhecimentos necessários para a pratica.
Segundo a CBC -Confederação Brasileira de Canoagem e a IRF -Internacional Rafting Federation, as regras tem evoluído bastante com o desenvolvimento do Rafting competitivo. Hoje existem duas categorias, a feminina e a masculina.
Os rios são avaliados em seis níveis de dificuldades:

Nível I
Água corrente com pequenas ondas . Pouca ou nenhuma obstrução.

Nível II
Corredeiras fáceis com ondas de até 1 metro, altas e largas. Passagens claras e óbvias mesmo sem reconhecimento por terra. Algumas manobras básicas são necessárias.


Nível III
Corredeiras com ondas altas e irregulares. Passagens estreitas que podem requerer manobras complexas. Pode ser necessário reconhecimento pela margem.

Nível IV
Corredeiras longas e difíceis com passagens estreitas que em geral requerem manobras precisas em águas muito turbulentas. Um reconhecimento pela margem é geralmente necessário e as condições de resgate podem ser difíceis.

Nível V
Corredeiras extremamente difíceis, longas e muito violentas. Passagens obrigatórias. Reconhecimento mais que necessário pela margem e montagem de esquema de segurança.

Nível VI
Dificuldade do grau V levados ao extremo da navegabilidade. Quase impossível e muito perigoso. Apenas para pessoas altamente experientes, após um estudo cuidadoso com todas as precauções tomadas.

Leia mais...

Acessado em
http://www.brasilturismo.com/esportesradicais/rafting/index.php