quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dormir bem para viver melhor

Você já pensou que o dia deveria ter mais horas para conseguir dar conta de todas as suas atividades, não é mesmo? Nesse turbilhão cotidiano, acabamos, muitas vezes, desperdiçando horas preciosas de sono. E dormir é tão importante para o nosso corpo quanto comer. O sono regula o nosso organismo, equilibra o metabolismo, repara os órgãos do corpo, renova as células e nos deixa mais bonitas e felizes.

Especialistas no sono garantem que o ideal é dormir oito horas por noite. Quando não se cumpre esse tempo necessário, o corpo responde com baixa capacidade de concentração, baixo rendimento nos afazeres diários e mau humor. Ou seja, quando dormimos menos, rendemos menos! Apostar em uma noite de sono profunda é o caminho para garantir um dia bem sucedido em tudo o que temos de fazer.

E, para conquistar um sono tranqüilo e proveitoso, fique atenta a alguns detalhes. À noite, faça apenas refeições leves. Evite ingerir cafés, chocolates e bebidas alcoólicas. Travesseiros, lençóis e cobertores limpos também ajudam na qualidade do sono. O colchão deve ser higienizado e adequado ao seu peso e altura. E, o mais importante, valorize o silêncio e vá, aos poucos, desligando seus pensamentos do trabalho, do celular, da TV e da internet.

Acessado em<http://www.naturahigeia.com.br/blog/?p=165>

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Conheça mais Santa Catarina!

Há muitos lugares em Santa Catarina que provavelmente vocês nunca desfrutaram! Listamos alguns dos lugares mais bonitos, como opções de passar um final de semana ou até mesmo o feriado de páscoa que está se aproximando.

A praia da Guarda do Embaú está localizada no município de Palhoça em Santa Catarina a 50 Km da capital Florianópolis. Uma vila de pescadores com um rio que corta a praia e deságua no mar através de um canal proporcionando assim duas opções de lazer.

O mar propício à prática do surf sendo considerado um dos melhores locais do Brasil, e o rio ideal para caiaque, passeios de barco, que são oferecidos pelos próprios nativos, e outros esportes praticados em águas calmas.


A Praia do Rosa é o lugar perfeito para aqueles que buscam descanso em meio a natureza e que querem fugir das praias super povoadas. Em muito, ainda lembra, a antiga vila de pescadores que era antes de ser descoberta por surfistas na década de 70.

No período de Agosto a Novembro a baleia Franca visita a Praia do Rosa já que elegeu este paraíso como seu berçário natural, aqui ela alimenta seus filhotes nos seus primeiros meses de vida para daí partir para viagens mais longas.

Ao sul e oeste do Rosa está a Lagoa da Ibiraquera, para os adeptos de esportes radicais é uma ótima opção para quem pratica Windsurf ou Kitesurf. Mais ao sul está a Praia da Vila com suas ondas perfeitas, é considerada uma das melhores ondas do Brasil pelos surfistas.



Acessado em<http://olhaadica.wordpress.com/2011/04/07/opcoes-de-turismo-para-seu-feriado-de-pascoa/>

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A alimentação nas areias da praia


Com a chegada da primavera, em várias regiões do país o calor já começa até a rachar. Não há mais dúvida: está aberta a temporada de praia. E se você é desses que adora o mar, é bom lembrar também que não há coisa que mais abra o apetite que um dia de sol e mergulhos. Não vá se esquecer por isso do valor de uma alimentação saudável. Não é porque você está curtindo um relax que vai largar seu corpo, forma e saúde. Aliás, na praia eles se fazem notar ainda mais, não é mesmo?

Em primeiro lugar, se já for sair de casa com algo para beliscar, tenha cuidado redobrado com a higiene e o acondicionamento dos produtos. Como ressalta a nutricionista Rute Mercurio, de São Paulo, não é apenas o calor, mas também a umidade alta da praia, que favorece uma proliferação de bactérias muito maior do que em outros ambientes. E elas adoram se multiplicar na comida que você carregou para o lanche.

Evite também, na medida do possível, ficar comendo coisas muito calóricas, como frituras, salgadinhos e pastéis.  A melhor prevenção, recomenda Rute, é fazer um lanche reforçado antes de sair de casa. “Por causa da proteína, um sanduíche com seis fatias de peito de peru pode deixar uma pessoa saciada por um período entre três e cinco horas”, ela incentiva.

Se você já está de toalha ou mochila na mão para ir curtir o ar marinho, confira abaixo mais algumas dicas:

Bolsa Térmica: é o melhor para armazenar alimentos, protegendo-os contra o calor. Para colocar gelo na bolsa e manter a temperatura baixa por mais tempo, uma dica é usar recipientes bem fechados para fazer o gelo, como garrafinhas ou uma caixas plásticas pequenas. “O ideal é que com o derretimento a água não vaze, para não molhar a comida e ainda facilitar o trabalho das bactérias”, explica a nutricionista.

Cerveja: na praia a tentação da cervejinha fatalmente é grande, mas não custa lembrar que bebida alcoólica também desidrata – reforçando o efeito do sol e aumentando ainda mais sua sede. Para não ter problemas, procure ir devagar com as latinhas e lembre de ir temperando, nos intervalos, a bebida com outros líquidos – água, água de coco, chás e mate gelados.

Chá gelado: a alternativa, claro, é bem mais saudável do que a cerveja. De acordo com Rute, com relação ao mate, por exemplo, o chá verde ainda tem a vantagem de ser antioxidante, auxiliando na proteção da pele contra possíveis efeitos nocivos dos raios solares.  

Papel alumínio: é bom evitar esse tipo de embrulho para o sanduíche, já que o alumínio é um material que libera substâncias tóxicas quando aquecido. Em vez disso, Rute sugere o papel manteiga, que não oferece esse risco e é altamente impermeável.

Queijo coalho: além de liberar toxinas quando grelhado, contém alto teor de gordura saturada, sendo contraindicado para os que precisam controlar o peso ou o nível de colesterol. Rute adverte ainda que o queijo coalho não mostra facilmente se está estragado, o que representa mais risco. Se você realmente adorar essa pedida, ela recomenda só comprar de um vendedor em quem você confie.

Milho cozido: rico em proteínas, também contém vitamina A, que ajuda o sistema imunológico e contribui para a boa saúde da pele. Em vez de usar a manteiga para dar um gostinho, Rute sugere o azeite como um tempero mais saudável.

Sanduíche: você pode levá-lo pronto de casa, na bolsa térmica. A nutricionista propõe que seja dada preferência ao pão torradinho, já que os produtos mais secos deterioram menos. Azeite e condimentos, frango desfiado ou carne são ótimos recheios. Mas é bom evitar excesso de molho e a maionese, que reduzem o período de validade do sanduba.

Água de Coco: se você não tiver qualquer tipo de restrição, é uma excelente opção para hidratar o corpo. Destaca-se por seu baixo valor energético (100 mililitros têm apenas 20 calorias) e é fonte de vitaminas do complexo B.

Barrinha de cereal ou de proteína: pequenas e leves, há sempre um espaço para elas na bolsa. As de proteína promovem a sensação de saciedade por mais tempo. No caso das barrinhas de cereal, as que levam quinua, principalmente, também têm esse poder. Assim, fica mais fácil controlar a tentação por alimentos menos saudáveis.

Biscoito de polvilho: alto índice de carboidratos, pouco nutritivo e com baixo poder de saciara fome. Ou seja, se você abusar, engorda.

Sorvete: os sabores de fruta feitos à base de água, como limão e tangerina, são menos gordurosos do que aqueles que levam leite na fórmula, como os de morango e chocolate.

Camarão: tome redobrados cuidados se for usar limão para temperá-los. Caso o sumo escorra por seus dedos, molhe os lábios e cantos da boca, pingue na barriga ou na perna, limpe-se depressa, com bastante água. Mergulhe até! Debaixo do sol, o limão queima e mancha definitivamente a pele. Um perigo. O melhor mesmo é nem pensar em espremer limão na praia. Quanto ao camarão, valem, com ainda mais razão, o conselho já dado sobre o queijo coalho. Só compre de vendedor confiável. “Comer o frito é mais seguro do que refogado, embora não mais saudável”, avisa também Rute.    

Acessado em<http://alimentacao.terra.com.br/noticias/para-sua-diversao-13/a-alimentacao-nas-areias-da-praia-429>

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sangue do meu sangue


Das suas raízes simples espanholas, a sangria se tornou um fenômeno mundial. Degustada no mundo inteiro, essa bebida é uma espécie de ponche, feita normalmente à base de vinho tinto, soda e uma mistura de frutas e especiarias como gengibre e canela.  Mas por que utilizam o vinho?  De acordo com o sommelier Carlos Rochenbach, até meados dos tempos modernos não era muito seguro tomar água na Europa. “As pessoas lavavam cavalos, tomavam banho, tudo no mesmo poço, o que tornava a água imprópria para o consumo”.

O vinho era, e é até hoje, largamente produzido nas regiões espanholas. Sua abundância fez com que ele se tornasse uma bebida local barata. Segundo Rochenbach, outro fator importante para as pessoas optarem pelo vinho era a presença do álcool na bebida. “As pessoas se sentiam mais seguras tomando bebidas alcoólicas, pois o álcool se encarregaria de eliminar as bactérias”.

Apesar de tradicionalmente ser feita com vinho tinto, existem outras versões de sangria feitas com vinho branco ou espumante. No sul da Espanha, a sangria também é conhecida como zurra e leva pêssegos na composição. Hoje em dia, cada região espanhola tem o seu jeito especial de prepara a bebida.

Rochenbach dá a dica para você criar a sua própria sangria. “Basta ter bom senso e misturar as frutas de sua preferência para criar um sabor especial”.
O sommelier recomenda ainda a utilização de um vinho de qualidade no preparo. “Deixe o vinho na geladeira durante a noite anterior, assim seus sabores serão realçados”, diz ele.

Receita de Sangria

Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto
1 lata de soda – sabor limão ou sem sabor
1 dose de licor de laranja
½ copo de suco de laranja
cascas de laranja e limão
2 maçãs picadas
1 abacaxi picado (sem miolo)
1 cacho de uvas (tipo Itália) picadas sem semente
Alguns cravos-da-índia
Açúcar a gosto

Modo de fazer
Coloque as frutas em uma jarra de vidro (de preferência transparente), misture o açúcar, o suco de laranja, o vinho, os cravos, o refrigerante, o licor e o gelo. Misture as cascas de laranja e limão para adornar a jarra. Obs.: Para uma versão sem álcool, substitua o vinho por suco de uva orgânico.

Acessado em<http://alimentacao.terra.com.br/noticias/pelo-mundo-7/sangue-do-meu-sangue-432>

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Amor Passional


O conceito de alma gêmea é muito romântico e inspirador. Ele significa que em algum lugar desse universo há uma alma igual à sua. Essas, separadas, buscam-se por toda eternidade até se reencontrarem.
Não vou entrar no mérito religioso, mas pensando nesse conceito, podemos discutir o que seria de fato uma alma similar à nossa, que nos complete e nos entregue paz.

Muitas vezes encontramos aquela pessoa toda especial e juramos ser a nossa alma gêmea, ficamos exaltados, apaixonados... A vida finalmente parece ter um novo sentido, entramos num estado de êxtase profundo.
Mas com o tempo, percebemos que o coração já não bate mais tão forte, algumas atitudes do outro começam a nos aborrecer, coisas que antes pareciam perfeitas se tornam imperfeitas demais para seguir adiante e a sensação de alma gêmea vai aos poucos se dissipando.

Essa fase alma gêmea na relação seria então a de viver uma grande paixão por um certo tempo? Será que existem algumas almas gêmeas nos esperando e não apenas uma?

Se pensarmos no conceito de paixão, perceberemos que várias almas gêmeas traçarão nossos caminhos, mas se pensarmos em amor, talvez apenas uma alma se encaixe com a nossa, certo?

Sem perder o brilho da magia da existência, precisamos colocar os pés no chão e saber que uma alma cultivada de forma correta junto à outra alma pode se tornar gêmea, eterna e sagrada.

O cultivo dessas duas almas vem de um amor pacífico, sem egocentrismo, narcisismo ou posse. Uma alma deve saber reconhecer na outra a compaixão e não o aprisionamento; sinceridade mesmo que doída e não fingimento; troca e não jogo doentio. Duas almas apaixonadas não jogam por poder, elas se unem para juntas tornarem-se mais poderosas. Assim elas amadurecem, encantam e sobrevivem, até mesmo por toda eternidade.

Hoje em dia, os relacionamentos rápidos e fugazes nos fazem perder todo o encantamento pelo outro. Não há mais a conquista necessária. Estamos numa sociedade onde almas perdidas passam noites com almas carentes e saem machucadas. Isto por que no fundo, mesmo sem admitir, buscamos alguém que nos complete.

Por isso, se você está nesse momento se questionando sobre a sua alma gêmea e a possibilidade de encontrá-la, pense em suas atitudes, use a sua consciência para traçar metas; saiba que a sua alma depende de seu corpo e seu corpo é sempre o seu templo, cuide dele, cuide também de sua mente.

Acredito que conseguiremos ter o que quisermos nessa vida, mas para isso é preciso que muitas vezes nos reciclemos. Há um tempo sempre disponível para pensarmos sobre nós e percebermos o que pode e deve ser modificado; o que realmente queremos para nossa vida. Para algumas pessoas a alma gêmea será alguém romântico, para outras será alguém com os pés no chão, ou quem sabe um amante da natureza, um esportista, um filosofo, não importa... Existemalmas de montão para cada um de nós.

Por isso deixe a sua alma preparada para encontrar uma que pertença ao seu mundo interior e jogue-se nessa magia. Se existe de fato ou não... não importa. Afinal, podemos fazê-la existir...

Tatiana Ades
É psicanalista e escritora 





Acessado em<http://www2.uol.com.br/vyaestelar/amorpassional.htm>

sábado, 15 de outubro de 2011

Jurerê Internacional

Areias brancas, mar de cristal. Casas sem muros e ruas arborizadas e seguras. Esportes, shows, ótimos restaurantes à beira-mar, comércio, serviços. Um residencial pautado no desenvolvimento sustentável e cercado de natureza preservada.

Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais Jurerê Internacional foi considerado o destino mais valorizado do litoral brasileiro, pelo Guia Exame de Investimentos Pessoais 2008, e como "the place to be", pelo jornal The New York Times.

Um lugar especial, isto é Jurerê Internacional, um residencial que hoje é referência de urbanização orgânica e sustentabilidade para todo o País. Tudo é planejado para que as pessoas se realizem em todos os sentidos para todos os sentidos, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável.

Para morar, veranear ou meramente desfrutar, Jurerê Internacional é um estilo de vida, um lugar onde a sofisticação convive com a simplicidade. Situado ao norte da Ilha de Santa Catarina, a apenas 20 minutos do centro de Florianópolis, o residencial e resort possui uma infra-estrutura diferenciada, com gestão própria da água, tratamento de esgoto, limpeza pública e monitoramento da balneabilidade. Aliada a excelentes condições de segurança comunitária e privada, lazer, educação e conservação ambiental.

Jurerê Internacional é mais do que paz e tranqüilidade. Aqui existe uma excelente infra-estrutura esportiva, shows e eventos culturais, ótimos bares e restaurantes à beira mar, cafés, supermercado, lojas, farmácias, escola e um shopping a céu aberto, com ótimas opções de compras, alimentação e lazer. Ao lado da sua baía de águas transparentes, está a Fortaleza São José da Ponta Grossa, uma das fortificações históricas de Florianópolis. Jurerê Internacional significa a constante antecipação das tendências e desejos de uma vida diferenciada.

Acessado em<http://www.portaldailha.com.br/praias/jurereinternacional.php>

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Festa com sabor latino encerra Festival VivAmérica em Madri


A 5ª edição do Festival VivAmérica acaba neste domingo em Madri com uma caminhada apoteótica com a participação de músicos e bailarinos latino-americanos mostrando o folclore e o orgulho imigrante em uma grande e colorida festa pelas ruas da capital espanhola.
Desde terça-feira, a Casa da América reuniu mais 50 representantes do pensamento e da cultura da região ibero-americana em mesas-redondas, conferências e exposições sobre arte, cinema, literatura e temas políticos e sociais.
O marco final do festival acontece neste domingo com grupos folclóricos de 12 países percorrendo áreas centrais da cidade em festa animada por grupos de dança e instrumentistas.
Abrindo a passeata, dois palcos móveis levarão o grupo musical Instituto Mexicano do Som, que mistura música eletrônica com o cancioneiro clássico, e o Meneo, artista guatemalteco que mescla ritmos eletrônicos a tropicais.
Será o grande acontecimento do ano para as associações de imigrantes de cada país, que há vários meses preparam alunos e ensaiam apresentações que serão mostradas na caminhada, que terá caráter africano, coincidindo com o "Ano Internacional dos Afrodescendentes".
Conga de Cuba, cueca chilena, cumbia da Colômbia, tambores garifunas de Honduras, candombe do Uruguai, batucada e capoeira do Brasil e outras manifestações da música afro-americana serão ingredientes da festa que também terá participação de grupos da Bolívia, Equador, México, Paraguai, Peru e República Dominicana.
Essa festa, que em anos anteriores teve a participação de 500 mil pessoas, terá duração de 3h.

Acessado em em<http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI5400631-EI3615,00-Festa+com+sabor+latino+encerra+Festival+VivAmerica+em+Madri.html>

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Chás são capazes de aliviar dores e promover perda de peso



Tradicionalmente associados a momentos de relaxamento, os chás podem ser grandes aliados da saúde. Da má digestão a varizes, passando pelo emagrecimento, as ervas podem ser muito benéficas quando incluídas na rotina.
A farmacêutica Jislaine Guilhermino, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), explica que as flores de macela podem ser aliviar a má digestão e cólicas intestinais. “O ideal é consumir uma xícara do chá, quatro vezes ao dia”, diz a farmacêutica. A pesquisadora orienta o consumo de castanha-da-índia para quem deseja fortalecer os cabelos, tratar varizes e hemorróidas. Neste caso, o chá deve ser preparado a partir das sementes sem cascas. “Indico o consumo de uma xícara de chá, duas vezes ao dia, logo após as refeições”, complementa. Para emagrecimento, chás são opção econômica e saudávelEspecialista em fitoterapia, a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da consultoria em nutriçãoSabor Integral Consultoria, reforça que o uso dos chás para emagrecimento pode ser uma alternativa econômica e saudável. “Carqueja, cavalinha e centella asiática são ótimos para quem deseja perder peso. O chá verde acelera o metabolismo. É possível perder, aproximadamente, quatro quilos com a ingestão de quatro xícaras diárias deste chá. O consumo deve acontecer longe das refeições e jamais à noite, já que pode interferir na qualidade do sono”, complementa a nutricionista. Já para problemas reumáticos, Jislaine sugere a ageratum conyzoides, conhecida como mentrasto e catinga de bode, como eficiente no alívio de dores articulares, como artrite, artrose e reumatismo. Mas ela não deve ser ingerida por pessoas com problemas hepáticos. “Devem ser consumidas de duas a três xícaras diárias para obter efeito”, indica.  “É preciso respeitar as indicações quanto a forma de preparo, quantidade e frequência de consumo, de acordo com a espécie de planta consumida”, ressalta.Chás em sachês são apenas aromáticosA forma de preparo mais comum, rápida e eficaz dos chás é a infusão. “Basta ferver a água e colocar a quantidade estipulada da erva a ser consumida na água já fervida. Abafar por três a cinco minutos e consumir em seguida”, explica Paula. Para quem prefere a praticidade dos saches, Paula alerta: “Os chás em sachês, vendidos em supermercados, não possuem os fitoquímicos necessários para ação completa no organismo. Eles são apenas aromáticos”. No entanto, a nutricionista explica que os chás instantâneos, colocados diretamente na água, podem ser benéficos. “Os produtos que contém extrato seco da erva são eficazes. Portanto, é preciso ler atentamente o rótulo antes de comprar”. Paula diz que as cápsulas compostas por extrato seco também possuem efeito, desde que acompanhadas de ingestão adequada de líquidos – no mínimo dois litros por dia. “As cápsulas são ótimas alternativas para quem não gosta de tomar chá”, explica. Jislaine lembra que o chá é um alimento e, portanto, são permitidas alegações terapêuticas ou medicamentosas no rótulo deste produto. “O uso indiscriminado dos chás para a prevenção ou tratamento de alguma patologia, sem prescrição médica, pode acarretar em riscos à saúde. O excesso pode levar a problemas hepáticos e renais, entre outros”, orienta a pesquisadora. 


Acessado em<http://gnt.globo.com/saude/noticias/Chas-sao-capazes-de-aliviar-dores-e-promover-perda-de-peso.shtml>


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Estudo: milkshake de chocolate é bebida ideal para pós-exercícios


 . Foto: Getty Images
Depois de uma sessão desgastante na esteira, muitos optam por se recuperar com uma bebida isotônica ou água. Mas novos estudos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostram que um milkshake de chocolate é ideal para a recuperação pós-treino, informou o site do jornalDaily Mail.
O estudo constatou que atletas que tomaram a bebida após os exercícios tiveram uma melhora da composição corporal, ou seja, mais músculos e menos gordura. Após testes com ciclistas, os cientistas descobriram que eles tinham muito mais energia e pedalavam mais rápido quando consumiam milkshakes de chocolate de baixo teor de gordura ao invés de água ou isotônico.
Após quatro semanas e meia bebendo milkshake, os ciclistas também tiveram melhoria no consumo máximo de oxigênio, que é um indicador de resistência aeróbica. Segundo o pesquisador Dr. Ivy, ainda não se sabe exatamente o que causa as vantagens, mas "há algo na mistura de proteínas e carboidratos que oferece benefícios significativos".

Acessado em<http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5204060-EI16559,00-Estudo+milkshake+de+chocolate+e+bebida+ideal+para+posexercicios.html>

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Apresentação do Evanescence - My Immortal - Rock In Rio 2011

domingo, 9 de outubro de 2011

Mudanças no corpo começam aos 25; veja dicas para envelhecer bem

O objetivo não pode ser o de ficar jovem para sempre, mas o de manter a saúde e encarar as mudanças no corpo com tranquilidade . Foto: Getty Images
É inevitável. Quando a idade chega, o corpo sofre uma série de mudanças: os ossos se tornam mais frágeis, a vista começa a embaçar, a musculatura fica mais flácida. Para minimizar os impactos da longevidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lançou uma cartilha que mostra como o corpo reage com o passar dos anos.
O objetivo, segundo a presidente da instituição, Silvia Pereira, é mostrar os problemas possíveis de serem prevenidos e explicar a importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar.
"As pessoas devem começar a enxergar a velhice como algo bom. Mas, para isso, precisam estar bem física e mentalmente. A primeira coisa que um idoso deve fazer é não se isolar. Manter amigos e estar próximo da família é bom para a mente. Já o corpo requer outros cuidados", acredita Silvia.
De acordo com a geriatra, as mudanças começam por volta dos 25 anos. "Há alteração na composição do corpo: diminui a quantidade de água dentro das células, há aumento de gordura, principalmente nos quadris e abdômen, e decai o ritmo de renovação celular em quase todos os órgãos. Por isso, eles passam a funcionar com menos eficiência. O metabolismo fica mais lento".
Não à toa, uma das principais dicas é beber água - dois litros por dia, mesmo sem sentir sede. A falta de líquidos leva ao ressecamento da pele, dos olhos, dos intestinos e pode comprometer a função renal. "Com a idade, nosso centro da sede tende a perder sensibilidade e passa a não transmitir o alerta adequado. Alguns idosos ficam até dois dias sem beber água. Então, é preciso se policiar".
O mesmo acontece com o paladar, que perde a sensibilidade com o passar dos anos. O tabagismo influencia o processo, que pode piorar por falta de higiene bucal. "Quando a pessoa não escova a língua, fica com uma camada que impede o paladar e isso é prejudicial", alerta a médica.

sábado, 8 de outubro de 2011

Escolas da Flórida estão usando scanners de impressões digitais para acompanhar os alunos

Digital em scanner. (Foto: Divulgação)

Os colégios Washington County, na Flórida, estão usando um sistema de chamada de alunos que envolve alta tecnologia. Ao invés de chamar pelo nome e esperar as resposta de presença, a escola usa um sistema de identificação biométrica, através das digitais dos alunos.
O sistema faz a digitalização da digital do estudante e envia os dados para os computadores da supervisão da escola, identificando quais os alunos estão presentes. Para melhor controle dos estudantes (e um menor índice de faltas), a verificação é feita a partir do momento que eles entram nos ônibus escolar. Os alunos são verificados novamente no término das aulas.
O sistema passou por diversos testes dentro das escolas do Condado, por cerca de dois meses. Os scanners foram instalados nos ônibus porque a maioria dos estudantes utiliza esse tipo de transporte escolar. Na próxima semana, alguns outros ônibus terão scanners instalados. Se o sistema se mostrar realmente eficiente, todos os transportes coletivos do Condado receberão os dispositivos biométricos até o final do semestre.
Custando aproximadamente US$ 30 por aluno anualmente, o sistema não é barato. Considerando, no entanto, o aumento na sua participação (o que significa mais dinheiro do estado em muitos distritos) e o aumento do interesse na prestação de contas sobre o investimento à segurança dos estudantes, o custo/benefício é interessante.
Acessado em<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/10/escolas-da-florida-estao-usando-scanners-de-impressoes-digitais-para-acompanhar-os-alunos.html>

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mandioca x inhame

Fique por dentro dos nutrientes presentes nesses tubérculos
Placar SAÚDE: Mandioca 1 X 6 Inhame
Por Paula Desgualdo

1 Silhueta esbelta
Abusar das calorias, você já deve saber, significa inflar pneus em locais inoportunos. Se a ideia é manter o corpo elegante, vá de inhame.

Inhame .................... 116 calorias
Mandioca .................125 calorias

2 Músculos em forma
Nenhum dos concorrentes é, digamos, rico em proteínas, o nutriente que preserva os tecidos do corpo. Mas, na dúvida, a melhor opção é o inhame.

Inhame ..............................1,5 g
Mandioca ..........................0,6 g

3 Para afastar o cansaço
Escolha o inhame. Ele fornece mais fósforo, que comprovadamente melhora a resistência e diminui a sensação de fadiga.

Inhame ............................49 mg
Mandioca ........................22 mg

4 Energia pura
O carboidrato dá aquele ânimo para enfrentar a correria do cotidiano. Nesse quesito, quem se dá melhor é a mandioca.

Mandioca ........................30,1 g
Inhame ............................27,6 g

5 Xô, anemia!
A ausência de ferro é a principal causa da diminuição dos níveis de glóbulos vermelhos no sangue — quadro que leva à anemia. Prefira o inhame, que carrega pitadas a mais do mineral.

Inhame .........................0,52 mg
Mandioca .......................0,1 mg

6 Ajuda vitaminada
Além de participar da produção de anticorpos, a vitamina C facilita a absorção do cobre e do ferro. Por pouco, o inhame mais uma vez leva a melhor.

Inhame .........................12,1 mg
Mandioca .....................11,1 mg

7 Combustível celular
Apesar de não ser tão badalado como outros nutrientes, o cobre acumula funções importantes. Uma delas é a formação das moléculas de ATP, que fornecem energia para a sobrevivência das células. Outro ponto para o inhame.

Inhame .........................0,15 mg
Mandioca .....................0,01 mg

As quantidades comparadas correspondem a 100 gramas, o equivalente a 3 colheres de sopa de cada alimento cozido

PLACAR SAÚDE!
Inhame - 6
Mandioca - 1

Acessado em<http://saude.abril.com.br/edicoes/0316/nutricao/conteudo_508710.shtml>

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mel: superalimento aliado da beleza

Alimento milenar, as propriedades do mel são celebradas por diversas culturas. Considerado um superalimento, é nutritivo e pode combater doenças. E produtos da abelha como a geleia real são ricos em elementos que combatem o envelhecimento da pele. Ou seja: beleza garantida. Essas propriedades fazem com que ele seja usado como base de inúmeros cosméticos. Mas seu consumo "in natura" garante resultados ainda mais duradouros.
“O mel é uma fonte rica de energia, elevando a glicose no sangue quase que imediatamente após a sua ingestão”, explica o médico e nutrólogo João Curvo.  Uma dica de Curvo é consumi-lo pela manhã, logo ao acordar. “Uma colher de chá em jejum pode ajudar no despertar, ‘limpando a garganta’, removendo mucos e elevando a glicose no cérebro”.

O pólen e a geleia real não ficam atrás. “O pólen é fonte de aminoácidos, minerais e vitaminas, e pode ser consumido na dose de uma colher de sobremesa ao dia”, recomenda o médico. E a geleia real, rica em aminoácidos, tem efeito antienvelhecimento. “Segundo a dietética energética chinesa, atua a energia dos rins, responsável pelo vigor físico e sexualidade. É considerado também um alimento regenerador de tecidos". 
O mel também é usado em máscaras de beleza e cosméticos pelo seu conhecido poder de hidratação e cicatrização. Dizem, inclusive, que até mesmo Cleópatra usava. No caso das máscaras, elas devem ser feitas com o orientação de um profissional.
Mesmo com tantos benefícios, o mel deve ser consumido com moderação.“Pode aumentar a vontade de comer doces em quem as tem exacerbadas”, explica o médico, que o veta aos diabéticos: “ele pode estimular muito o pâncreas na fabricação de insulina”. Por isso, não subsitui os adoçantes artificiais. 
Quanto às calorias, não há tanta diferença em relação ao açúcar.“O açúcar, para quem não tem problemas com seu uso, que deve sempre ser moderado, pode ser substituído pelo mel, mas sem qualquer vantagem - só pelo prazer”, diz.  

Acessado em<http://gnt.globo.com/saude/alimentacao/Mel--superalimento-aliado-da-beleza.shtml>

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Brócolis salva-vidas

Nem todo mundo dá prioridade para os vegetais na hora da refeição. E tem gente que ainda torce o nariz só de pensar nessa ideia. Mas você sabia que hortaliças como o brócolis e a couve-flor contém sulforafano, uma substância química capaz de destruir células cancerosas?

A notícia foi divulgada pela Oregon State University, que realizou um estudo na qual constatou o benefício do antioxidante no organismo. Nesse trabalho, conduzido pelo Instituto Linus Pauling, os cientistas descobriram que os vegetais crucíferos, ou seja, aqueles com alta concentração de vitamina C e E, betacaroteno e ácido fólico, ajudam na prevenção e no tratamento do câncer. O que acontece é que o sulforafano tem o poder de destruir apenas as células doentes sem afetar as que funcionam corretamente.

Para a nutricionista e especialista em alimentação funcional, Sandra Stefano, o brócoli é o alimento que apresenta sulforafano em maior concentração em comparação a todos os outros vegetais crucíferos. “O brócolis é um velho conhecido por suas propriedades benéficas. Essa mesma substância presente no vegetal já era conhecida por tratar da bactéria H. Pylori, que causa úlcera estomacal”, afirma. Além de conter mais vitamina C do que uma laranja, o brócoli também é rico em fibras, cálcio, potássio, ácido fólico e vitamina A. De acordo com Sandra, ele ainda é um aliado da balança, pois tem poucas calorias. “Cada 100 gramas tem apenas 35 calorias”, diz.


Acessado em <http://alimentacao.terra.com.br/noticias/ciencia-e-tecnologia-4/brocolis-salva-vidas-374>

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vacinas de adulto: saiba quais você deve tomar


Vacinas não são exclusividade de bebês e crianças. Poucos sabem, mas existem doses obrigatórias para adultos. “Muitos não conservam a caderneta de vacinação, mas ela é a única maneira de saber se uma pessoa está ou não imunizada contra determinada doença. Reforço a necessidade de guardá-la por toda a vida, de preferência junto à certidão de nascimento”, explica Maria Cristina Senna, diretora médica da clínica Neovacinas.


Em geral, as vacinas que fazem parte do chamado calendário básico do Programa Nacional de Imunização podem ser encontradas gratuitamente em postos de saúde e centros de imunização de hospitais públicos. As clínicas particulares dispõem de todas as vacinas, inclusive as não obrigatórias, com exceção de poliomielite, oferecida apenas em centros públicos de saúde. Vacinas obrigatórias De acordo com Lucia Bricks, diretora médica da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas do grupo Sanofi-Aventis, “adultos até 49 anos, que não receberam duas doses da tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, devem receber uma ou duas doses da vacina, com intervalo mínimo de um mês”. Ela lembra que “aqueles que tomaram a vacina contra difteria, tétano e coqueluche na infância devem ser imunizados novamente contra essas doenças, a cada dez anos”. Algumas vacinas são indicadas apenas para algumas faixas etárias e grupos de risco. “A influenza e a pneumococo 23 valente devem ser administradas a partir dos 60 anos. A primeira evita casos de gripe e, a segunda, infecções por pneumococo”, explica Lucia Bricks. A médica lembra que pessoas imunocomprometidas, cardiopatas e portadores de doenças crônicas pulmonares, vasculares e nefrológicas também podem ser imunizados em outras faixas etárias.      Cada vez mais necessárias A vacina contra HPV é recomendada para mulheres de 9 a 26 anos. Homens nessa faixa etária também podem ser imunizados. “Atualmente, a vacina contra HPV é considerada a mais cara do mercado, custando em torno de R$ 1.200. Na minha opinião, ela é extremamente necessária, já que confere proteção contra o câncer de colo do útero”, diz Maria Cristina. “A vacina contra meningite não é obrigatória, mas, devido à gravidade da doença, recomendo a imunização”, diz, Maria Cristina. A médica lembra que a vacina contra hepatite A está disponível somente na rede particular. “É uma doença que pode matar e todos deveriam ser imunizados. Nas clínicas de vacinação é possível tomar a dose combinada contra hepatite A e B. Ambas são doenças perigosas, tornando a imunização altamente necessária”, complementa. Maria Cristina também indica a imunização contra catapora para adultos que não tiveram a doença quando crianças.   Lucia Bricks diz que “pessoas que se dirigem a áreas consideradas de risco devem receber uma dose da vacina contra febre amarela, no mínimo, dez dias antes da viagem. Em determinadas regiões do país recomenda-se a administração usual da vacina, com dose de reforço a cada 10 anos”.


Acessado em<http://gnt.globo.com/saude/noticias/Vacinas-de-adulto--saiba-quais-voce-deve-tomar.shtml>

domingo, 2 de outubro de 2011

A bebida na hora da refeição

Embora evitar o consumo de bebidas durante o almoço ou o jantar seja o ideal, o hábito de tomar uns goles entre uma garfada e outra não está condenado. Se a sede costuma aparecer exatamente nessas horas, opções como água sem gás e suco de frutas são as melhores, contanto que não haja excessos.

Isso porque, em maiores volumes, mesmo as bebidas mais saudáveis são capazes de prejudicar a digestão. “Um dos problemas é que o líquido dilui o ácido clorídrico produzido no estômago, dificultando a absorção de vitaminas e minerais”, explica a nutricionista Leila Queiróz, de São Paulo.
Portanto, se possível o melhor é dar um intervalo de até meia hora antes ou duas horas depois de o prato ser servido. Para quem não resiste à bebida, porém, tomar um copo na refeição ou um pouco mais não traz problemas.

Se optar pelo acompanhamento da bebida, aliás, é bom ir devagar com o refrigerante, um dos piores principalmente para os que estão de olho na balança. Por ser gaseificado, o líquido também deixa o estômago mais dilatado. “A pessoa com volume gástrico maior tende, então, a sentir necessidade de comer mais do que o normal, o que leva ao ganho de peso”, diz a nutricionista.

Leia mais...

Acessado em <http://alimentacao.terra.com.br/noticias/bem-estar-e-saude-3/a-bebida-na-hora-da-refeicao-415>