Nem todo mundo dá prioridade para os vegetais na hora da refeição. E tem gente que ainda torce o nariz só de pensar nessa ideia. Mas você sabia que hortaliças como o brócolis e a couve-flor contém sulforafano, uma substância química capaz de destruir células cancerosas?
A notícia foi divulgada pela Oregon State University, que realizou um estudo na qual constatou o benefício do antioxidante no organismo. Nesse trabalho, conduzido pelo Instituto Linus Pauling, os cientistas descobriram que os vegetais crucíferos, ou seja, aqueles com alta concentração de vitamina C e E, betacaroteno e ácido fólico, ajudam na prevenção e no tratamento do câncer. O que acontece é que o sulforafano tem o poder de destruir apenas as células doentes sem afetar as que funcionam corretamente.
Para a nutricionista e especialista em alimentação funcional, Sandra Stefano, o brócoli é o alimento que apresenta sulforafano em maior concentração em comparação a todos os outros vegetais crucíferos. “O brócolis é um velho conhecido por suas propriedades benéficas. Essa mesma substância presente no vegetal já era conhecida por tratar da bactéria H. Pylori, que causa úlcera estomacal”, afirma. Além de conter mais vitamina C do que uma laranja, o brócoli também é rico em fibras, cálcio, potássio, ácido fólico e vitamina A. De acordo com Sandra, ele ainda é um aliado da balança, pois tem poucas calorias. “Cada 100 gramas tem apenas 35 calorias”, diz.
Acessado em <http://alimentacao.terra.com.br/noticias/ciencia-e-tecnologia-4/brocolis-salva-vidas-374>