Os colégios Washington County, na Flórida, estão usando um sistema de chamada de alunos que envolve alta tecnologia. Ao invés de chamar pelo nome e esperar as resposta de presença, a escola usa um sistema de identificação biométrica, através das digitais dos alunos.
O sistema faz a digitalização da digital do estudante e envia os dados para os computadores da supervisão da escola, identificando quais os alunos estão presentes. Para melhor controle dos estudantes (e um menor índice de faltas), a verificação é feita a partir do momento que eles entram nos ônibus escolar. Os alunos são verificados novamente no término das aulas.
O sistema passou por diversos testes dentro das escolas do Condado, por cerca de dois meses. Os scanners foram instalados nos ônibus porque a maioria dos estudantes utiliza esse tipo de transporte escolar. Na próxima semana, alguns outros ônibus terão scanners instalados. Se o sistema se mostrar realmente eficiente, todos os transportes coletivos do Condado receberão os dispositivos biométricos até o final do semestre.
Custando aproximadamente US$ 30 por aluno anualmente, o sistema não é barato. Considerando, no entanto, o aumento na sua participação (o que significa mais dinheiro do estado em muitos distritos) e o aumento do interesse na prestação de contas sobre o investimento à segurança dos estudantes, o custo/benefício é interessante.
Acessado em<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/10/escolas-da-florida-estao-usando-scanners-de-impressoes-digitais-para-acompanhar-os-alunos.html>