terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sangue do meu sangue


Das suas raízes simples espanholas, a sangria se tornou um fenômeno mundial. Degustada no mundo inteiro, essa bebida é uma espécie de ponche, feita normalmente à base de vinho tinto, soda e uma mistura de frutas e especiarias como gengibre e canela.  Mas por que utilizam o vinho?  De acordo com o sommelier Carlos Rochenbach, até meados dos tempos modernos não era muito seguro tomar água na Europa. “As pessoas lavavam cavalos, tomavam banho, tudo no mesmo poço, o que tornava a água imprópria para o consumo”.

O vinho era, e é até hoje, largamente produzido nas regiões espanholas. Sua abundância fez com que ele se tornasse uma bebida local barata. Segundo Rochenbach, outro fator importante para as pessoas optarem pelo vinho era a presença do álcool na bebida. “As pessoas se sentiam mais seguras tomando bebidas alcoólicas, pois o álcool se encarregaria de eliminar as bactérias”.

Apesar de tradicionalmente ser feita com vinho tinto, existem outras versões de sangria feitas com vinho branco ou espumante. No sul da Espanha, a sangria também é conhecida como zurra e leva pêssegos na composição. Hoje em dia, cada região espanhola tem o seu jeito especial de prepara a bebida.

Rochenbach dá a dica para você criar a sua própria sangria. “Basta ter bom senso e misturar as frutas de sua preferência para criar um sabor especial”.
O sommelier recomenda ainda a utilização de um vinho de qualidade no preparo. “Deixe o vinho na geladeira durante a noite anterior, assim seus sabores serão realçados”, diz ele.

Receita de Sangria

Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto
1 lata de soda – sabor limão ou sem sabor
1 dose de licor de laranja
½ copo de suco de laranja
cascas de laranja e limão
2 maçãs picadas
1 abacaxi picado (sem miolo)
1 cacho de uvas (tipo Itália) picadas sem semente
Alguns cravos-da-índia
Açúcar a gosto

Modo de fazer
Coloque as frutas em uma jarra de vidro (de preferência transparente), misture o açúcar, o suco de laranja, o vinho, os cravos, o refrigerante, o licor e o gelo. Misture as cascas de laranja e limão para adornar a jarra. Obs.: Para uma versão sem álcool, substitua o vinho por suco de uva orgânico.

Acessado em<http://alimentacao.terra.com.br/noticias/pelo-mundo-7/sangue-do-meu-sangue-432>