O sorvete é uma opção bem atraente para o lanche ou a sobremesa nos dias de maior calor. Devido à presença do leite na fórmula, trata-se também de um alimento rico em cálcio. No entanto, se você deseja evitar o ganho de peso ou aumento dos níveis de colesterol no sangue, é importante levar em consideração algumas questões.
A primeira delas é, claro, o valor calórico. Para se ter uma ideia, 100 gramas de sorvete de creme – o equivalente a duas bolas pequenas no copinho ou na casquinha – tem mais de 200 calorias. O problema, nesses casos, é que nem todo mundo se contenta apenas com duas bolas. Outro fator que contribui para a multiplicação das calorias são as caldas, doces, biscoitos e granulados. Na hora de usá-los, vale agir com moderação.
“O sorvete é mais válido como um complemento alimentar, sendo melhor se saboreado depois de uma refeição. Nesse momento, a pessoa já está com a fome saciada e tem mais chances de evitar os exageros. As caldas e os chocolates, por sua vez, podem acabar dobrando o valor calórico da sobremesa”, diz o nutricionista Vagner de Souza, do Rio de Janeiro.
Entre os ingredientes do sorvete capazes de aumentar o peso corporal e o próprio colesterol está o leite integral. Isso se justifica por ele ser dotado de uma boa dose de gordura. Uma opção para driblar os seus efeitos é escolher as versões light ou os sabores de fruta. Ao tirar do freezer do mercado um sorvete de frutas, porém, fique atento à fórmula do produto, já que algumas delas levam leite integral. Em geral, sabores como limão e tangerina são feitos à base de água, o que é mais saudável e oferece maior ajuda na hidratação do organismo.
Os produto feito de iogurte, conhecido como frozen, também é ótima alternativa. “Os sorvetes de iogurte são opções tão nutritivas quanto os feitas sem eles, com a vantagem de que são menos gordurosos e menos calóricos” ressalta Souza.
O nutricionista ainda separou uma receita de sorvete de iogurte para refrescar o seu dia que rende 4 porções de 80 calorias, cada. Confira:
Ingredientes
- 1 envelope de gelatina incolor sem sabor;
- 2 potes de iogurte natural desnatado;
- 100g de morango;
- Adoçante a gosto;
Preparo:
Bata os morangos no liquidificador até obter um suco natural. Em uma travessa, misture o suco, a gelatina (já dissolvida em água) e o iogurte. Se quiser adoçar, melhor usar adoçante, em vez de açúcar. Bata a mistura com um garfo até formar um creme. Cubra a travessa com filme plástico e deixe gelar no congelador por 2 horas. Quando perceber que a mistura está bem firme, retire do congelador e bata na batedeira por 5 minutos. Misture com pedaços de morango e sirva gelado.
Acessado em<http://alimentacao.terra.com.br/noticias/para-sua-diversao-13/sorvete-saudavel-514>